Em 18/08/2022 às 16h35

RDC nº 655/2022 - Recolhimento de produtos com riscos para saúde

A RDC nº 655/2022 do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária em Diretoria Colegiada versa sobre os critérios e procedimentos para o recolhimento de alimentos com risco a saúde. Inclui água envasada, alimentos "in natura", processados, ingredientes, matérias-primas, aditivos e outros.  Entrou em vigor em maio de 2022 e a partir dessa data as empresas devem estar preparadas e documentadas para caso ocorra a necessidade do recolhimento (recall) de produtos que possam colocar em risco a saúde do consumidor. 

A documentação exigida trata de um Plano de Recolhimento de produtos na forma de Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), que devem ser datados e assinados pelo responsável técnico.  O maior desafio é garantir a rastreabilidade do produto, desde o fornecedor de matéria-prima até o consumidor final. É importante garantir todo o controle por lote para documentar toda a cadeia.

Do ponto de vista da cultura "Food safety", o correto processo de produção, com as boas práticas, principalmente na parte de higienização, pode garantir de forma segura que eventos de recolhimentos de produto não sejam necessários. Para mantermos a higienização industrial, por exemplo, deve-se  utilizar os produtos para CIP como ABC 54, ABC 36 e o Sanity 100 ABC, além do uso de detergentes como o DAC 2000 ABC. Um importante fator que é habitualmente negligenciado é a qualidade da água industrial, em que deve ser própria para a fabricação, clorada com o Hipomax ABC e monitorada microbiologicamente com a detecção de coliformes totais pelo uso do Colilert.

Para garantir a qualidade de toda a produção, devem ser monitorados os equipamentos, ambientes, colaboradores e o produto final. Todo esse controle deve ser feito com a linha de microbiologia da 3M, como o monitoramento da eficiência de higienização por ATP, com o Luminometro LM1, os Petrifilms para Bactérias totais (RAC ou AC),coliformes com diferenciação para Escherichia coli (REC ou EC), Bolores e leveduras (RYM ou YM), Staphylococcus (STX), Salmonella (SALX), Listeria (EL), além de outros.

Na foto, produtos da ABC linha CIP, como o ABC 36, utilizados na higienização industrial, além da Linha de microbiologia da 3M, no monitoramento de ambientes, colaboradores e produtos finais, podem evitar o recolhimento de produtos.
image

Limpeza Doméstica

Produtos de limpeza para sua casa ficar mais limpa

SAIBA MAIS

Limpeza Profissional

Limpeza e higienização para indústrias de alimentos

SAIBA MAIS